Diário de Viagem - Morando na Itália

01/04/2013 - 18:41 - Nápoles, Itália

Eu gostaria de ter escrito ontem de noite para contar todas as minhas impressões e tudo o que aconteceu, mas eu estava muito cansada e escrever pelo celular da muito trabalho. Mas vou tentar contar tudo hoje que voltamos mais cedo para o albergue e estou mais descansada porque dormi durante a noite.

Acho que posso dizer que tenho sentimentos contraditórios em relação a essa cidade. O potencial de ser mais uma cidade europeia com traços medievais fascinante que ela tem é muito grande, mas está escandalosamente mal cuidada. Me fez lembrar um pouco da vez em que estive em Paris que tive essa mesma sensação, com a diferença de que em Paris eu estava deprimida e isso agravou o lado negativo e, aqui, estou de muito bom humor, fazendo com que as coisas feias não chamem tão mais atenção que as bonitas. Uma coisa é certa, nunca vi tanto lixo espalhado pelo chão em toda a minha vida. A cidade é imunda em quase todos os lugares e acho que simplesmente largar o lixo em qualquer canto é um costume local forte. Isso é uma das pricipais coisas que enfeiam a cidade, além disso tem pixações feias por todos os cantos, muitos outdoores, prédios para serem restaurados, pessoas morando nas ruas... Apesar de tudo isso, os principais pontos turísticos estão relativamente conservados e um pouco menos sujos, e são lugares muito bonitos, como o Palazzo Reale perto do porto. As ruelas no meio da cidade antiga tem a beleza do caos medieval se é que alguém me entende se eu disser assim. Uma outra característica que faz com que Nápoles seja diferente das cidades que eu conheci pelo norte, incluso Siena, é a enorme quantidade de imigrantes que tem por aqui. Acho que vi na rua mais gente com cara de indiano e de africano do que de Italiano.

Eu cheguei a uma conclusão nessa vida. Estou morando na Itália e, por conta disso - além de outras coisinhas -, as situações, dias, viagens, tempo, coisas são como pizza, até quando é ruim é bom.

Como somos um grupo de pessoas lentonhas, apenas quando chegamos aqui e fomos sair por aí para conhecer as coisas que nos demos conta de que não escolhemos uma época tão boa para conhecer a cidade. Isso porque a Páscoa é levada bem a sério aqui na Itália e ontem estava quase tudo fechado com as ruas com pouquissimas pessoas. Não conseguimos nem visotar o Duomo porque não abriu e nem comer a melhor pizza do mundo porque todas as pizzarias que nos indicaram estavam fechadas. Hoje taçbém é feriado e, por conta disso, decidomos ir conhecer Pompeia para amanhã andar por uma Nápoles com as coisas funcionando.

Pompeia é uma gracinha. Muitas coisas estavam fechadas lá talbém, mas o principal para conhecer, que são os scavi da cidade entiga estava aberto. Foi um passeio muito interessante e no fim sentamos em uma calçada em frente a uma espécie de barzinho/restaurante e almoçamos uma refeição otaiana com direito a primo, secondo e contorno, para completar um doce e um cappuccino em uma cafeteria que é considerada uma das melhores de Pompeia. Depois voltamos mortos no trem.

Ontem, apesar de ter muita coisa fechada, conseguimos visitar alguns pontos turisticos de Nápoles. Um deles foi o complexo de túneis subterrâneos que existe em baixo da cidade. São 400km de túneia, mas o passeio é feito em apenas um. De qualquer forma é muito interessante e tem uma guia que vai explicando e contando todas as funções que esses túneis já tiveram. Tem até uma parte mais aventuresca em que temos que nos espremer en túneisminúsculos para chegar a umas sisternas onde ainda tem alguma água. Quando estávamos todos naquela claustrofobia em fila indiana eu fiquei imaginando o caos se alguém passa mal e se desespera para sair dali, no mesmo momento uma mulher um pouco na minha frente grita para o marido dizendo que não se sente bem. hahahahahahha mas não teve caos, ela conseguiu se controlar, um outro senhor gritou 'coraggio, signora' e ficou tudo bem. xD

Antes de parar, porque escrever por aqui é chato e o texto deve estar cheio de erros eu preciso comentar que aqui na Itália eles não gostam do tal de cartão, andar sem dinheiro por aí não é nunca uma voa ideia. Muitos lugares só aceitam pagamento em espécie.

Enfim, beijo tchau e até Siena.

Comentários

Postagens mais visitadas