Diário de Viagem - Morando no Brasil

10/08/2013 - 19:18 - Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

" Ontem eu estava no presente. Eu bebi, eu joguei conversa fora, eu gargalhei, eu dancei... No presente. Eu sai com meu presente. Ontem eu vi o meu passado. Eu senti e eu chorei. Ontem eu aprendi que o passado pode doer e eu percebi o quanto eu gosto do meu presente. Ontem eu deixei o meu passado e dormi no presente, feliz. "

Hoje eu vou contar uma história. Era uma menina, mas também era várias. Viajava desde muito muito cedo, quando ainda habitava dentro do ventre de sua mãe. Nasceu em Porto Alegre e foi embora de lá antes mesmo de completar seu primeiro ano de vida. Foi criada pelo Brasil, mas nunca chegou a se contentar em ser apenas brasileira. Era na verdade como uma colcha de retalhos, formada por remendos de pedaços de pessoas de todos os cantos do mundo. E se sentia bem assim, uma cidadã de lugar nenhum. Estava habituada com as mudanças a ponto de entendê-las como parte da sua vida e esperar sempre por elas.
Um belo dia foi morar em Niterói, uma cidade do Rio de Janeiro. Parecia mais uma cidade em que moraria por um tempo para depois se mudar novamente, mas daquela vez a mudança estava demorando demais. Sentia já forte a necessidade de um novo começo, de um novo lugar, de novas pessoas, de uma espécie de nova vida. Em um certo momento surgiu uma oportunidade para que a menina siasse do Brasil pela primeira vez. Ela passou um mês e meio viajando pela Europa e quando voltou para Niterói não teve a sensação de bem estar de estar voltando para casa, teve uma sensação estranha. Lhe veio em mente o pensamento de que estava já tempo demais naquele lugar e que o mesmo não tinha mais nada a lhe oferecer. De qualquer forma ela não poderia se mudar tão cedo... Alguns anos se passaram e a ideia de que deveria ir morar em outro lugar nunca abandonava a sua cabeça. Outra oportunidade surgiu para que fosse para a Europa, dessa vez para morara e estudar por cinco meses, e ela foi. Na volta dessa vez aconteceu algo diferente. Não se sentiu indo embora da Europa e não se sentiu chegando ao Brasil, o sentimento que imperava era o sentimento de estar de passagem. E a grande verdade é que aprendeu que Niterói e o Rio ainda tem e para sempre terão muito a oferecer, assim como o resto do mundo. Dessa vez voltou achando o Rio ainda mais bonito, assim como o resto do mundo.

------------------------------------------------

Ontem pela manhã e tarde foi dia de Maria, limpando a casa para receber os amigos de noite. Vieram para cá o Gil, a Letícia, o Jonathas, o Lucas e o Leo - a Gabriela já mora aqui né xD. Tomamos cerveja e falamos besteiras para matar as saudades e depois fomos juntos para a choppada de medicina da UFF. A choppada foi bem legal, encontramos lá a Taysa e a Ana Carolina, a música estava boa, a cerveja não era Itaipava... Foi muito legal ter uma saída com os amigos por aqui de novo. Foi uma festa bem brasileira se pensarmos sobre, com muita música brasileira, cerveja brasileira - que me deu uma dor de cabeça no dia seguinte... - pessoas falando português e dançando como brasileiros, coxinha de galinha na hora da larica.. Voltamos para casa por volta das cinco da manhã e hoje nos levantamos umas onze e fomos para o Parque Lage fazer um picnic. E, veja, o Rio de Janeiro continua lindo! Dizendo melhor: o Rio de Janeiro está cada vez mais lindo. E a capacidade de ver a beleza depende do vedor. Eu adoro o Parque Lage, um pedacinho de floresta dentro da cidade, com macaquinhos pelas árvores, tucanos, muitos peixes, algumas grutas e aquela casa linda lá no meio com a vista maravilhosa do corcovado. Poderia morar ali. x) Foram comigo o Gil, a Letícia, a Clarissa - que eu não via já há um ano por conta de intercâmbios -, a Cleo ( irmã da Clarissa ), e três franceses que estão fazendo intercâmbio no Brasil, que eu conheci hoje - o Victor, a Sonia e o Samuel. Pessoas muito legais que fizeram o passeio ficar ainda melhor. Chegamos, fomos até o casarão com o intuito de entrar para dar uma olhadinha, mas hoje não abria para visitação ou nada do tipo - aparentemente estavam montando uma festa que iria acontecer lá dentro, esta noite. Demos umas voltinha e nos sentamos para comer as comidinhas que havíamos comprado para levar. Comemos, bebemos, conversamos, vimos tucanos e escutamos uma música muito delícia de um grupo de pessoas que tocavam e cantavam logo atrás da gente - indo de Jorge Ben Jor a Chico Buarque, passando por ali por Caetano Veloso. Batemos palmas para uma aniversariante que tinha levado bolo com velas e tudo para comemorar picnicando, jogamos pedacinhos de pão para os peixes enoooormes de dentro do lago e rimos junto com as crianças que vieram ver os peixes e jogar pão junto conosco - e gritavam cada vez que o peixe vinha e comia o pão. Passeamos dentro das grutas, tiramos fotos pendurados nos cipós e voltamos para casa dormindo dentro do ônibus. 
Hoje durmo cedo e amanhã de manhã vou ao Municipal ver a Orquestra Sinfônica Brasileira com a Gabi. Depois almoço na casa da vovó para matar as saudades. Mas isso tudo eu conto mais tarde. =)

Comentários

Postagens mais visitadas