Citação
"QUANDO AS ÁGUAS FORAM MUDADAS
Um dia, Khidr, o Mestre de Moisés, dirigiu uma advertência à humanidade: numa determinada data, toda água do mundo que não fosse especialmente guardada desapareceria. As águas seriam então renovadas com uma água diferente, que levaria os homens à loucura.
Somente um homem prestou atenção à advertência Recolheu água e se dirigiu a um lugar seguro, onde a armazenou e esperou que as águas mudassem suas características.
Na data indicada, os cursos d'água deixaram de correr, os poços secaram, e o homem que dera ouvidos à advertência, vendo isso acontecer, foi até seu refúgio e bebeu da sua água preservada.
Quando viu, do seu abrigo, que as cachoeiras fluíam novamente, o homem desceu e se juntou aos outros filhos dos homens. Observou que pensavam e falavam de uma forma totalmente diferente da anterior, e que não tinham lembrança alguma do que havia acontecido, nem de terem sido avisados. Quando tentou conversar com eles, percebeu que pensavam que ele estava louco, e demonstraram hostilidade ou compaixão, mas não etendimento.
A princípio, ele não bebeu da nova água, retornando a seu esconderijo todos os dias para se servir do seu suprimento. No entanto, por fim, tomou a decisão de beber da nova água por não aguentar a solidão de viver, comportar-se e pensar de maneira diferente da dos demais. Ele bebeu da nova água e ficou como os outros. Então, esqueceu-se completamente do seu próprio reservatório de água especial, e seus companheiros passaram a vê-lo como um louco que, milagrosamente, recuperou a sanidade."
Sayed Sabir Ali-Shah - Histórias dos Dervixes, de Idries Shah
Comentários
Postar um comentário