Viagens

Tenho viajado para muitos lugares ultimamente. Mas na verdade não tenho ido a lugar algum.
Estou no meu retiro espiritual de virada de ano, de mudança de rumo, de resgate de mim.
Estou aqui na Vila de Mambucaba, apenas com a companhia de meus pais e vez ou outra da minha irmã. Algumas vezes falo com outras pessoas através do telefone ou internet, mas estou aqui sem mais amigos e daqui não tenho saído.
De qualquer maneira, tenho viajado por diferentes lugares lendo livros. Fui ao Sul do Brasil, lá na fronteira pertinho do Uruguai no vilarejo de Boa Esperança, dentro do livro Porteira Fechada de Cyro Martins. Conta uma história bem triste da qual não falarei aqui. Fui também à Manaus, São Paulo e dei uma espiadinha no Líbano no livro Dois Irmãos de Miltom Hatoum. Também não escreverei nada sobre a história desse último. Posso dizer que a narrativa prende mais do que no primeiro, ele é mais fácil de ler. Mas, apesar de não ter conseguido me desgrudar dele até o fim, não consigo usar de suas palavras para demonstrar nada do que possa ter absorvido ou aprendido, ou que esteja sentindo.
Agora tenho viajado por lugares sem nome, mas principalmente pela alma humana. Estou lendo o livro Antes do Baile Verde de Lygia Fagundes Telles. Dele provavelmente vou tirar muitos trechos e escrever aqui. Por ser um livro mais subjetivo e por me identificar com muitas das situações ali apresentadas.
Espero que as passagens possam servir também à outras pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas