Insatisfação

Esse é um assunto que tem aparecido nos meus pensamentos com certa frequência ultimamente.
Tenho imaginado se existe a possibilidade de algum dia algum homem dar-se por total satisfeito.
Estou nesse momento fazendo meu trabalho de política sobre Maquiavel e me deparei com uma frase que lhe é atribuída que mostra que não sou - como sempre - a primeira pessoa a levantar essa questão. A frase é:
"A ambição é uma paixão tão forte no coração do ser humano, que, mesmo que galguemos as mais altas posições, nunca nos sentimos satisfeitos."
Só por ter encontrado essa frase que resolvi escrever aqui agora. Na verdade tenho pensado sobre esse assunto de maneira fragmentada e não tenho nada substancial formado ainda. E não terei nos próximos minutos...
Maquiavel, aparentemente, relaciona a insatisfação à ambição, que seria inerente ao homem.
Ambição, pelo minidicionário Silveira Bueno da língua portuguêsa, é: "Desejo veemente de poder, glória, riqueza, etc.; aspiração imoderada; pretensão; cobiça."
Como a ambição é uma coisa constante na vida do ser humano, esse 'desejo' não é nunca saciado e daí a insatisfação. Nada é bom o suficiente.
Eu tenho muito para falar sobre isso ainda, mas tô com preguiça. Quem sabe eu não volto nesse tópico... mas não acredito também que algum dia estarei satisfeita com ele.

Comentários

Postagens mais visitadas