Cidade natal

Cidade de origem.
Onde fui originada. Não a cidade que me fez, mas a cidade onde fui feita. É onde estou agora. Tenho vindo para cá praticamente todo ano desde os meus nove anos. Mas cada ano é diferente. Nunca morei aqui, não conheço muita coisa da cidade, mesmo vindo todo ano acabo não ficando em Porto Alegre, vou para Arroio Teixeira. Aqui é beeem quente no verão.
Uma coisa que acho bem estranha daqui é o fato de que se eu entrar em qualquer rua e andar até seu fim não vou chegar na praia. Sempre morei em cidades com praia e nunca precisei andar muito(a pé mesmo) para ver o mar, aqui é preciso ir de carro.
Algo que deve demorar para mudar é a sensação que dá viajar de avião. Mesmo se vou para um lugar com o mesmo fuso horário me sinto meio perdida no tempo e desconectada no espaço. Algo diferente daqui e do Rio é o tamanho do dia, são oito e meia da noite e penso que são seis da tarde porque está completamente claro.
O céu ontem estava maravilhoso lá em Arroio Teixeira. Uma lua enorme no céu e tantas estrelas como não lembro de ver algum dia na minha vida.
Não me sinto muito gaúcha, assim como não me sinto carioca ou baiana, menos ainda recifense ou pernambucana. Acho que mudar muito moldou muito do que eu sou. Me sinto brasileira na maior parte do tempo, mas tenho dentro de mim que no fundo no fundo sou mesmo uma cidadã do mundo.

Comentários

  1. Muito bom!
    Adorei!
    Mas se a cidade natal é onde tu foste feita...
    Então tu és de Rio Grande!
    Pobre criatura! hahaha...
    Mônica Jansen.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas