Diário de Viagem - Morando na Itália



23/02/2013 – 15:09 – Siena, Itália

Já nem sei mais se está nevando ou se está chovendo. Por aqui tem acontecido tudo ao mesmo tempo. Vou aproveitar esse dia de frio absoluto, e nenhuma obrigação, para escrever direito sobre tudo daqui.

Vou começar com o lugar. Sabe, em 2009, quando saí do Brasil pela primeira vez na vida, viajei para a Inglaterra, Espanha e França com a expectativa de que fosse conhecer coisas novas e diferentes. Minhas expectativas foram um pouco frustradas porque achei tudo muito parecido com o que conheço do Brasil, principalmente Londres porque, arquitetonicamente, França e Espanha ( Barcelona ) são um pouco mais diferentes. O que quero dizer é que não experimentei um estranhamento muito forte quando estive nesses locais.  Vindo para a Itália, acho que eu esperava algo como o que tinha visto nesses outros países aqui da Europa, mas Siena me surpreendeu. Na realidade, não conheci ainda a parte “moderna” da cidade, que fica do lado de fora da muralha, a residência universitária onde moro e a própria universidade onde vou estudar ficam na parte da cidade que conserva toda a sua construção da época medieval ( claro que houve reformas e existem janelas mais modernas nas construções antigas, por exemplo ), não existem prédios altos aqui, as ruas são estreitas e acompanham o desenho da geografia, fazendo com que existam muitas subidas e descidas, existem muitos arcos em cima das ruas que possuem pedaços dos prédios em cima ( tipo um puxadinho, sabe? Xp ), tudo bem com cara de velho, todos os prédios meio iguais, tem a muralha e fora dela o campo com velhinhos arando a terra. É uma cidade bem pequena e no fundo tudo é perto, mas tenho dificuldade em aprender os caminhos, em parte porque é tudo meio igual e em parte porque sou meio burra com caminhos.

Sobre o tempo. No dia em que cheguei aqui fazia sol e o tempo estava ótimo, frio, mas nem tanto, debaixo do sol estava bem agradável ( de casaco ). Depois começou a esfriar e o tempo foi fechando, começou a chover e, por fim, nevar. Hoje está uma friaca da desgraça e eu tô doida para que chegue a primavera.. hauihaiuh É legar ver neve e tal, mas acho que um frio assim deveria durar no máximo por uma semana, meu sistema respiratório não está nem um pouco satisfeito. Ontem o pessoal do Grupo Erasmus Siena organizou um pequeno tour pela cidade terminando com uma visita ao Museu Civil que fica no Palácio Público na praça principal da cidade. Estava chovendo e fazia muito frio, a volta pela cidade não foi tão legal assim por conta disso. A visita ao museu já foi mais tranquila, o interior coberto de afrescos, tudo muito interessante e, no final, fomos ao terraço de onde se tem uma vista muito bonita de uma parte da cidade. Acho que deve ser bem mais bonito em um dia de sol, mas ainda assim, tirei algumas fotos.

E as pessoas. Estou aqui fazem menos de cinco dias, mas já conheci muitas pessoas legais. No primeiro dia conheci a Giorgia que me ajudou com a minha mala e está sempre na mesa que fica no corredor do andar de baixo estudando para a prova que vai ter no dia 26, além de outras italianas muito simpáticas que moram aqui na Residência, como a Alma, a Michela e a Noemi. No primeiro dia conheci também o Guillermo, intercambista espanhol que tá morando no quarto do lado. No dia seguinte chegou o José Luis que é um intercambista mexicano e tá dividindo quarto com o Guillermo. Depois eu conheci o Gaetano, italiano do qual a Núria havia me dito e me enviado o facebook. Conheci a Isabella, brasileira amiga da Amanda com quem eu havia falado pelo facebook também, ela me apresentou algumas amigas, como a Morgane da Belgica e a Nicole de São Paulo. Tem o Giorgio, italiano que conheci na mensa, a Anna da Ucrania, a Darina, a Anastasiya e o Max da Rússia... é muita gente pra escrever tudo!

Bem, ontem ouvi dizer que existem mais três brasileiros por aqui além de mim que vão ficar para o segundo semestre. BRASIL DOMINANU! \O/ Ainda não vi nenhum deles. 

Continua...

Comentários

  1. Nossa, escreve bem pra caramba. texto foda. E também quanta gente hein!! rs parece melhor que um hostel isso aí rsrs

    ResponderExcluir
  2. Cara que bom que as pessoas sao legais!!

    ResponderExcluir
  3. To feliz por voce, mas morrendo de saudades

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas