Diário de Viagem - Morando na Itália

24/03/2013 - 15:01 - Siena, Itália

Entre um parágrafo e outro desço as escadas para ver a roupa que está lavando. Às vezes me incomoda não ser a mesma todos os dias, parece que algumas mudanças me acometem tolhendo algumas das minhas capacidades, como concentração e criatividade para escrever melhor. Tolher é um verbo que eu não uso normalmente quando falo português, no Brasil simplificamos as coisas usando, por exemplo, o verbo 'tirar' para preencher diversas lacunas da comunicação. Aqui na Itália se fala togliere e por isso o 'tolher' me veio em mente para escrever agora Tenho a impressão de que togliere tem um significado mais amplo na língua italiana que o tolher tem na língua portuguesa, mas esse tipo de conhecimento ainda é muito velado para mim, continuo um pouco presa à busca da tradução das novas palavras em italiano e, em alguns casos, essa tradução dificulta o real entendimento do significado da palavra. Não sei se chego a conseguir pensar em italiano, talvez essa tarefa se torne ainda mais difícil pelo fato dos dois idiomas serem muito parecidos em muitos momentos, faz com que eu pense que o raciocínio é o mesmo, e não é.

O parágrafo que eu escrevo entre uma descida e outra para ver a outra é na verdade dos trabalhos da UFF que ainda me tiram um pouco da paz. Mas eu juro que hoje vai ser o último dia. Imagino que esse tipo de coisa aconteça com mais força quando você faz uma coisa que não te interessa. Seria um coisa mais prazerosa estudar as diferentes maneiras de adicionar as folhas de manjericão no preparo do molho de tomate. E vem esse pensamento de que eu gostaria mesmo era de cozinhar para ganhar a vida. Eu amo música e dança e já passou pela minha cabeça trabalhar com isso, mas eu não tenho o dom e acho que nunca vou chegar a ser uma grande música ou grande bailarina. Com comida isso muda um pouco, não que eu seja uma cozinheira maravilhosa, mas consigo ver a luz no fim de um túnel de estudo e aprendizado da arte culinária. De repente só estou pensando nisso porque ontem tive acesso a uma cozinha um pouco mais equipada do que a minha de todos os dias daqui e foi uma experiência muito gostosa poder cozinhar as coisas que eu sei e ver quase tudo dando certo.

Penso que até o momento a minha vida "profissional" se resume a um monte de escolhas erradas que levam a consequências que propiciam uma vida maravilhosa em outros âmbitos que não o do estudo/trabalho. Na realidade não sei até que ponto uma coisa tem relação com a outra. Minha vida é ótima talvez pelas escolhas que eu faço, mas não necessariamente as escolhas de estudo e trabalho... Se eu estivesse estudando arquitetura ainda teria uma chance muito maior de estar fazendo esse intercâmbio com uma bolsa do governo, porque, aparentemente, Relações Internacionais não é uma graduação muito importante para o desenvolvimento do país. De repente a minha vida é assim muito boa porque tenho muita sorte de que no fim  da sempre tudo certo. Ou então ela é assim simplesmente porque eu decidi que ela assim seria, e o simples fato de querer ver ela assim fez com que ela assim fosse.

Comentários

  1. Que lindo! Bem filosófico.
    Mas partindo para a prática, porque tu não aproveitas depois que o curso de italiano acabar, que deve sobrar tempo, e arranja alguma oportunidade de aprender a cozinhar comidas italianas, molhos e massas? Quem sabe um estágio, ou como aprendiz de algum cozinheiro?
    Só uma idéia...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas