Diário de Viagem - Morando na Itália

04/03/2013 - 18:38 - Siena, Itália

Tô muito cansada. Beber muito café ontem não me deixou dormir direito. E hoje andei muuuito, porque a Universidade para Estrangeiros, onde vou fazer o curso de italiano, é fora da muralha e um pouco longe. Minha bunda está doendo também, de tanto andar em ladeirinhas e ladeiras - tudo por aqui se faz caminhando - e de tanto subir escadas... Tem gente que reclama dos três degrauzinhos que tem para se chegar na minha casa em Niterói, deveriam ser obrigados a subir e descer todos os dias esses lances enormes de escadas que tem essa residência universitária, aí sim é uma escada, maluco! Espero que pelo menos eu consiga um bumbumzinho mais durinho depois de um tempo... Tenho que pensar também que preciso queimar tudo o que estou comendo porque, minhanossasenhora como estou comendo! Como muito e como sempre, hoje comecei a tentar comer menos porque se não não vou caber no avião. E tanta massa... *_* Eu dava pulinhos internos de alegria quando tinha um macarrão ao alho e óleo safado no bandejão da UFF, imagina ter vários tipos de massas no bandejão todos os dias... E eu AMO massa! Não consigo parar de comer. 

Hoje fiz o exame (acabei de escrever esame e o blog me corrigiu... ) de nivelamento do curso de italiano e amanhã sai o resultado e começam as aulas. A prova foi no estilo de curso de idiomas, nada muito diferente de tudo que eu já vi. Fui uma das primeiras a terminar, mas isso não significa necessariamente que eu tenha ido bem, tenho aquele problema de falta de saco para fazer provas... Para piorar, quando faço provas de idiomas fico competindo comigo mesma para terminar em um tempo menor. Depois de terminar o exame fiquei conversando com o Javi, amigo do Guillermo, enquanto esperávamos que o Guillermo terminasse a prova para irmos embora juntos. Fiquei eu falando em português e ele em espanhol, e o mundo é muito mais fácil quando se pode conversar assim.

Ontem, quando já estava deitada, me lembrei de algo que gostaria de ter escrito. Assim que cheguei em Siena achei que era nada muito mais do que um monte de casas velhas empilhadas umas nas outras e algumas ruas estreitas e tortuosas que vão todas dar em um mesmo lugar ( pelo menos algo em torno disso, assim, não me maravilhei com nenhum tipo de beleza, só achei tudo extremamente diferente ). Depois de um tempo vendo tudo igual igual igual, comecei a observar os detalhes e percebe as colunas desenhadas, as pequenas esculturas, as sombras que a cidade projeta com a incidência do sol... E a verdade é que eu passo 50 vezes pela mesma rua e consigo encontrar sempre alguma coisa que eu não tinha visto antes. Tenho a ideia de pegar o mapa de Siena e tentar andar por absolutamente todas as ruas e ir marcando com um marca texto para ter certeza de que conheci tudo. Na verdade, eu já peguei o mapa e marquei os lugares da cidade nos quais eu já estive, posso dizer que já conheço mais de um terço de toda a cidade ( pelo menos dentro da muralha ).

O pessoal tá reclamando da gasolina no Brasil... Hoje passei por um posto e o litro de gasolina estava 1 euro e 80, que, se considerarmos o euro como 2 reais e 80 ( que foi quanto eu paguei na minha primeira recarga do VTM ), a gasolina não sai por nada menos do que 5 reais e 4 centavos. Beeeeem baratin.

Comentários

  1. É isso aí. E tome malhação!
    Bom começo amanhã!

    ResponderExcluir
  2. É isso que eu acho legal de se ficar vivendo em um local por um tempo, ao invés de passar, como turista. Cria uma intimidade, uma familiaridade, que permite notar os detalhes, as dissonâncias, as sombras... Muito legal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas