Diário de Viagem - Morando na Itália

26/04/2013 - 23:34 - Siena, Itália

Não fez aqueeeele sol, mas fez calor e um solzinhozinho. Mas não fui na praça ler, hoje foi um dia estranho, passou rápido e não fiz quase nada.

Saí em um momento para ir ao mercado que me parou na rua um casal que estava perdido, me pediram informação. Eram dois italianos de uma cidade entre Roma e Napoli que estavam conhecendo outros cantos italianos Me contaram que haviam estado em Firenze e como é diferente de Siena. Muito maior. Eles estavam buscando a porta da cidade histórica onde deixaram o carro deles, mas não se lembravam do nome nem de nenhuma indicação muito precisa. Deixaram o carro estacionado - porque na parte histórica só podem entrar os carros autorizados - e foram se perder pela cidade que pensavam ser bem menor do que é. E não é que se perderam mesmo? O pouco que eu pude eu fiz, levei os dois até a Piazza del Campo da qual se recordavam de haver passado. Depois disso eu segui o meu caminho e eles foram tentar fazer o mesmo caminho que tinham feito de volta ao carro. Espero que eles não tenham demorado muito para se encontrar. Muito simpáticos. Quando eu disse que era do Brasil eles repetiram a frase que todos dizem "Brasile! Bellissimo Brasile!"

Depois do mercado voltei para a casa com a ideia de fazer um bolo - outro de cenoura com chocolateee! -, Guillermo iria me ajudar dessa vez. Tínhamos começado a fazer e Vivien me ligou perguntando se eu não iria na festa da independência  de Togo em que ele iria dançar. Eu queria ir, mas não sabia o horário, quando ele me ligou largamos tudo e fomos. Essa festa está acontecendo aqui mais ou menos na Universidade, hoje foi em uma residência universitária, dia 23 teve um almoço com comida típica na mensa e amanhã tem um jantar africano e nós também vamos. A festa de hoje foi muito legal, foi mais ou menos uma apresentação de várias coisas de Togo... Vídeos sobre o país, fotografias de modelos africanas, apresentação de um menino que cantava rap, um desfile de moda com roupas lindas e coloridas, apresentação de percussão e dança - até a gente foi no palco para dançar junto com eles no final. xD Eu me identifico muito com as roupas, a música e as danças... não sei se isso é um reflexo da influência africana na formação do Brasil ou se sou eu na minha escolha diária de ser do mundo.

Conversei um dia desses com a Malu sobre a existência de diferentes línguas... Ela me mostrou um escrito que tem em Roma que fala de como existirem vários idiomas é uma coisa positiva, é a riqueza da diversidade, algo que nos obriga a aprender a conviver com o diferente, a aceitar e a respeitar. Tem razão nisso... A diversidade é uma coisa realmente excepcional e torna, talvez, a vida mais rica. Mas ainda assim, não compreendo essa divisão tão grande que existe entre as pessoas e as classificações que o homem teima em criar e recriar. Se somos todos gente... Somos tão iguais... Por que não podemos ser diversos dentro de nós mesmos e nos diversificar cada vez mais  nos aproximando uns dos outros?

Depois da festa do Togo voltamos para a residência para terminar o bolo, fomos a mensa pegar a nossa janta e, depois de jantar, comemos bolo para comemorar o aniversário da Ece, que não está de aniversário, mas a gente fez de conta que sim. Ece, Seral, Guillermo, eu e o José Luis que está de volta depois de gastar todo o dinheiro da vida dele fazendo festa na terra da rainha - e me trouxe um presente tão lindo que os amigos dele trouxeram do México, um caderninho artesanal com uma capa de madeira com uma flor rosa. *_* Agora tô esperando a Malu voltar da Bélgica com a minha caixa de chocolates! xDDD

Comentários

  1. Adorei este "capítulo"!
    Acho que este blog ainda vai dar um livro... ;D

    ResponderExcluir
  2. Seria tão legalll, mas com tudo, absolutamente tudo, escrito. Aqui só tem uma provinha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas