Diário de Viagem - Morando na Itália

04/04/2013 - 13:25 - Siena, Itália

E a dieta está a toda! Almoço feito em casa com alface, tomate, cenoura cozida, arroz integral com cereais e  peito de frango grelhado no azeite com orégano. Tá bom ou quer mais? Café da manhã foi pera, pão integral com ricota e chá de camomila! Daqui a pouco vou sair para correr um cadin. E essa pança de pizza se vai.

Ontem chegamos de Nápoles às seis da manhã e fomos para a casa da Malu para dormir antes de voltar para a residência. Acordei uma da tarde e fui no mercado que fica do lado da casa dela, que é maior e mais barato, para comprar comida porque não tinha nada em casa. A volta foi uma aventura tendo que carregar toda a bagagem mais as compras do mercado, mas no fim saímos todos vivos e já com um pouco que gordurinha de pizza queimada.

No fim das contas não adiantou de nada comprar o rolinho do porta papel higiênico... Depois da obra no banheiro para acabar com o vazamento eles trocaram a privada de lugar e não existe mais o buraquinho do porta papel. D= Agora vou ter que comprar um daqueles que gruda na parede e torcer pra não cair tão cedo.

Eu desisto de usar cartão por aqui. O negócio é cuidar para ter sempre dinheiro por perto Até no McDonalds da estação de trem de Nápoles o sistema estava fora do ar. Eu ainda acho que eles não gostam mesmo de cartão e inventam essa história de sem sistema. Inclusive, foi a primeira vez que comi em um McDonalds na Itália... Quem pensa em McDonalds com tanta pizza dando sopa? 

Da série 'costumes da população local': Aqui na Itália o pessoal se cumprimenta com dois beijinhos, mas eles arranjaram um jeito de fazer com que não exista aquela situação incômoda de quando uma pessoa pensa em começar beijando para um lado e a outra pro mesmo. Aqui se deve beijar primeiro para o lado direito e depois para o esquerdo. Lógico que eu ainda não me acostumei com isso e faço com que a tal da situação aconteça de vez em quando...

A conclusão de Nápoles é que, na minha opinião, é muito parecida com o Rio de Janeiro. É uma cidade portuária, tem praias, o centro é mais feio e mais sujo, tem a parte mais nobre, é uma cidade perigosa, tem muita gente de fora, vários camelôs, é turística e o sotaque transforma o 's' em 'x'... Me senti em casa! Teve um episódio que me deixou chateada. Entramos em uma loja de roupa para dar uma olhada e do lado de fora tinha um lugar para deixar o guarda-chuva. Pensando que a Itália é Siena e porque todo mundo estava colocando, coloquei o meu também, ignorando meu instinto de levá-lo comigo. Na saída descobri que alguém tinha levado embora. =( Eu gostava muito dele porque minha vovozinha que me deu e fiquei bem triste. Fiquei chateada também porque um guarda-chuva é um item de primeira necessidade por aqui, chove 8 dias de 7. Agora vou ter que procurar um para substituí-lo. =(

Essa é a minha semaninha de folga e semana que vem começa de vez a faculdade com todo o gás. Amanhã vai ter um encontro com o comissário da União Europeia responsável pela temática do meio ambiente, é um projeto da Comissão Europeia de diálogo com os cidadãos. Esse de amanhã vai acontecer em Pisa e estudantes Erasmus tem ônibus gratuito para levar e buscar. Me inscrevi e vou junto com a Malu. Vai ser uma reunião muito interessante e eu vou conhecer Pisa de graça. Felicidade dupla! \o/

Comentários

Postagens mais visitadas