Mamãe e Papai

Existem, creio eu, diversas teorias acerca do motivo por sermos quem somos, dos fatores responsáveis pelas nossas características e pela nossa maneira de agir. Dois desses fatores que são muito citados e colocados, na maioria das vezes, como os grandes responsáveis por essa bagunça que são as pessoas são os fatores genéticos e ambientais. O que significa, mais ou menos, pelo meu entender, que você morre de medo de barata em parte porque seu pai, ou sua mãe, ou os dois te passou/passaram os genes do medo da barata e em parte porque você foi criado em uma sociedade que tem medo de barata e te ensina a ter medo de barata. Evidentemente, não sou uma estudiosa da área e posso estar falando um monte de besteiras, mas esse não é o mais importante. Essa introdução deste texto serve para tentar fazer entender como eu acredito e entendo que as coisas funcionem independente desta ser a verdade verdadeira ( que eu acho que nem existe ).
Voltando, você nasce com seu código genético todo feito das duas pessoas que te conceberam. Você é criado - no meu caso - por essas duas pessoas, que te dão uma educação baseada no que pensam ser o certo. Você vive no mundo e aprende com as suas experiências e interações com as outras pessoas - de novo no meu caso, essas experiências e interações foram em uma boa parte da minha vida - parte considerada de maior desenvolvimento da personalidade - junto a essas duas pessoas. Além disso, boa parte das minhas experiências longe dessas duas pessoas, até hoje, aconteceram em certa medida por intermédio delas, seja com ajuda financeira, conselho, ordem, ou quaisquer outros fatores mais difíceis de serem percebidos. A partir desse pensamento, acho que posso dizer que devo absolutamente tudo a essas duas pessoas. Devo a elas ser tudo o que eu sou, tudo o que eu faço, tudo o que eu tenho. 
Se a minha mãe acha lindo um texto que eu escrevi aqui no blog, acho que ela pode ficar orgulhosa de si mesma e ter a consciência de que ela mesma o escreveu, pois ela sou eu. Se o meu pai fica satisfeito com a minha capacidade de planejar a minha viagem para a Itália penso que pode sossegado reclamar a autoria de todo esse planejamento e estar feliz consigo mesmo pois foi ele quem fez, no fim das contas, todo esse planejamento, pois eu sou ele. Seja através da herança genética, seja através de algum ensinamento ou experiência, meus pais podem estar seguros de terem me passado tudo o que sou - seguindo esse meu raciocínio, lógico. Eu sou a continuação de tudo o que eles são. Se sou assim como sou, psicologicamente desequilibrada é porque sou feita deles. E se tenho a capacidade de ir atrás do meu equilíbrio e ser cada dia uma pessoa melhor é também graças aos dois. Se sou capaz de ver os erros, meus e dos outros, e buscar aprender com eles, capaz de duvidar de mim e querer sempre aprimorar, se sou paranoica com certas coisas, se consigo ir atrás dos meus objetivos, ver o lado bom da vida... Eu tenho a quem puxar. É tudo culpa deles.
O apartamento onde eu moro no Brasil, as roupas que eu visto, a comida que como, as viagens que faço, as festas, cinema, teatro, o corte de cabelo, o esmalte, a internet... Mesmo se pagasse com o dinheiro de um salário meu - o que ainda não acontece - seria, ainda assim, tudo graças a eles. Minha formação acadêmica, ter frequentado boas escolas, estar na segunda universidade federal, ter estudado um pouco de música, dança, línguas, conhecer o mundo.. Devo tudo a eles. Estar morando na Itália, tendo ainda novas experiências que vão me fazer crescer e modelar ainda mais meu caráter, a felicidade que sou capaz de sentir e a gratidão por ter tudo que tenho... É tudo deles, é tudo pra eles.
Não sei se eles sabem que me sinto assim em relação a nós. Nem sei se pude me explicar tão bem nessas poucas linhas. De vez em quando sinto mesmo que tenho uma dívida que não serei capaz de sanar em uma vida. Não é só a questão material... De repente o carro que deixaram de ter ou a viagem que deixaram de fazer para poder usar o dinheiro em alguma coisa para mim. É também todas as possibilidades criadas na minha vida. É eu gostar de mim como eu sou e amar os dois e saber que não seria nada disso sem eles. Acredito que ainda não sou capaz de passar adiante toda essa ideia que tenho na minha cabeça e todo esse sentimento que tenho dentro de mim. Mas que tenham a certeza de que eu os amo demais, com todas as qualidades e todos os defeitos que são deles e que também são meus. E que sou imensamente agradecida por ser uma parte de cada um e dois dois juntos. Obrigada por tudo mamãe e papai.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas