Diário de Viagem - Morando na Itália

12/05/2013 - 22:37 - Siena, Itália

Eu tenho a mania de tentar ser sempre uma pessoa organizada. Não simplesmente ser organizada, mas chegar à perfeição do planejamento minucioso e doentio. A ponto de ter uma tabela do excel para todos os âmbitos da minha vida... Uma para o controle financeiro, uma para a alimentação, uma para exercícios físicos... Além de, claro, anotar todos os afazeres e compromissos na agenda - incluindo refeições diárias e se serão feitas em casa ou na rua. A verdade é que o ser humano tem a tendência a tentar organizar todas as coisas do mundo, incluindo a própria vida, e , para isso, foram inventados calendários, relógios, as horas, os meses, os anos, agendas, etc. Mas com o que todo mundo não contava era com o tempo subjetivo de todas as coisas. Não adianta colocar tudo o que queremos fazer durante a semana pensando em ler o tal livro na terça, pagar aquela tal daquela conta na quarta e escrever sei lá o que na sexta. As coisas tem também o seu tempo certo de acontecer, elas determinam por si mesmas se querem seguir o seu planejamento o se preferem fazer o delas próprias. Além disso a vida está sempre cheia dos seus imprevistos e das consequências de viver junto com outras pessoas, cada uma com seus próprios planos. Conclusão, coloquei tudo que eu queria fazer no papel e, a este ponto, já deveria ter pelo menos metade da tesina escrita, mas... Quinta feira fez um dia lindo me impedindo de ficar enfurnada na biblioteca e me levando a viver il dolce far niente debaixo do sol delícia sentada na piazza con un gelato em mãos. Ontem a escrita não rendeu tanto quanto deveria, mesmo eu tendo passado o dia inteiro em casa apenas com esse objetivo. E hoje... bem...

Hoje eu queria ter acordado cedo, mas nos últimos dias tenho acordado com sintomas de que vou ter uma recaída e ficar dodói de novo e, por isso, decido ficar mais na cama para acordar melhor, e foi isso que aconteceu. Onze e meia da manhã eu resolvi levantar e ler as cinco mil mensagens que a Malu tinha me mandado. E ela escreveu me mandando acordar e ir para a Piazza del Campo com ela porque o dia estava lindo e lá estava uma delícia. Tenho que confessar que quando eu tenho que estudar eu fico feliz se o tempo está feio lá fora e que não pensei duas vezes antes de jogar para o alto tudo o que eu tinha planejado para o domingo - estudar, limpar o banheiro, lavar roupa, fazer a sobrancelha... - e me mandar para a piazza. E realmente foi um domingo lindo de bom. Ficamos um pouco sob o sol; almoçamos um panino muito gostoso em uma salumeria que tem um balcão que dá para a piazza, onde ficamos sentadas falando da vida por um tempo; fomos até o Panificio Senese comprar vários doces de gordas para serem nossa sobremesa; voltamos para a piazza para fazer um pouco mais de nada, mandar mensagens para as pessoas e rir da cara da vida. No final fomos no mercado e compramos uma salada para ser nosso jantar e compensar a gordice da hora do almoço, e, porque o domingo permite, compramos umas cervejas para acompanhar. Comemos tudo no Orto com a vista da cidade até começar a chover quando tivemos e ir correndo para casa. Apesar dessa vida boa, para mostrar como sou uma menina responsável, levei comigo o notebook para poder escrever um pouco do meu trabalho e, vejam só, consegui escrever mais um parágrafo! aeaeaeeee 

Escrever em italiano dá muito trabalho. Oito entre dez palavras eu coloco no dicionário para ver se existe e como se escreve. Italiano é muito parecido com português, mas eles têm mania de colocar letra dobrada em tudo o que é palavra e existem umas diferenças pequenas como por exemplo "conceito" em italiano vira "concetto". No final eu não tenho certeza de nada que eu penso que é italiano e preciso conferir cada palavra. Estou muito ansiosa para fazer provas orais porque acho que vai ser bem menos trabalhoso!

Eu consegui lavar a roupa depois que voltei para casa e são onze da noite, mas tô pensando em limpar o banheiro logo. Vamo vê essa parada ae.

Comentários

Postagens mais visitadas