Diário de Viagem - Morando na Itália

19/05/2013 - 16:14 - Siena, Itália

Vale a pena levantar e sair da cama. E sair de casa. Principalmente se é um dia bonito de sol. E cada dia acontece um algo diferente, cada dia uma pessoa nova, um sorriso novo, uma recordação a mais. Não importa se você está no Brasil, na Itália, na China ou no Equador. Os sentimentos vêm de dentro, e as lágrimas também. E o sorriso é uma escolha nossa, só nossa.

Ontem saí para ir ao mercado com o José Luis e estava acontecendo um evento na Piazza del Campo - o que não é novidade nenhuma, tem sempre alguma coisa acontecendo na Piazza del Campo, acho que pode ser considerada uma característica positiva de uma cidade pequena, que todos os eventos se concentram e acontecem na mesma grande ( grande? ) praça. O evento de ontem era a passagem dos participantes do 1000miglia - http://www.1000miglia.eu/ - por Siena. Vimos passar carros antiquíssimos, esportivos e não esportivos, junto com ferraris esportivas, mercedes, um fusquinha... Alguns carros muito engraçados - na visão de uma pessoa que não entende nada da coisa como eu. Foi muito interessante e me fez pensar em muitas pessoas que iria gostar muito de ver.

Depois que voltamos eu fui experimentar fazer uma receita nova de strogonoff de frango. Sem molho de tomate, com ketchup, mostarda e maionese... assim bem saudável. xD Ficou bom, mas ainda prefiro feito do outro jeito. Comemos eu, José e Guillermo. Depois fui me arrumar para ir para a Festa in Colllina - sim, fui me arrumar bem cedo porque estava me sentindo especialmente lerda ontem, de qualquer forma, iríamos pegar o ônibus para ir às seis da tarde. 

Festa in Collina é tipo uma Festa de Jurujuba, ou uma festa junina na praça da Boa Viagem, ou uma versão menor de uma Festa de Itaipu - mas sem o parque. Ela acontece em um 'paese' ( é difícil traduzir essa palavra, que em espanhol seria 'pueblo', não sei se temos esse tipo de organização territorial no Brasil, se eu poderia chamar de vila, cidadezinha, povoado... enfim ) aqui perto de Siena, que é uma gracinha. As casinhas todas feitas de pedra e o 'paese' assim tão pequenininho. Para a festa são montadas umas mesas enormes com bancos onde as pessoas podem sentar para conversar, beber, comer, gargalhar. Existem umas 'barraquinhas' onde são vendidas comidas e bebidas. E tem também um palco onde toca a banda a partir de umas nove da noite. A banda era muito boa e depois que acabou o show tinha ainda um espaço mais afastado onde colocaram umas caixas de som poderosas e DJs faziam tocar as músicas que tocam em todas as discotecas por aqui ( que eu gosto ) - ok, essa parte não tem nada a ver com nenhuma das festas que eu falei no começo do parágrafo. Foi muito bom! Eu fui só com o Guillermo porque a Malu foi para Portugal e o José Luis está doente. Mas lá ficamos junto com outras pessoas que fazem Erasmus aqui, principalmente o Andreas ( alemão ) e a Sascha ( holandesa ). No começo, quando não tinha banda ainda, sentamos em uma mesa cheia de franceses e ficamos todos conversando em diferentes idiomas e diferentes formas de falar o italiano. No fim da noite nos juntamos com os espanhóis para dançar. Infelizmente o nosso ônibus ia embora cedo... existiam alguns ônibus para escolher na hora de comprar o bilhete, mas não podíamos saber até que horas durava a festa e as pessoas para quem eu perguntava ( que já foram na festa outras vezes ) se contradiziam. Tivemos que ir embora antes da festa acabar, mas fomos para a casa de um menino que estava fazendo uma festa naquela mesma noite. Encontramos muitas pessoas conhecidas lá, mas depois de mais ou menos uns 5 minutos acenderam as luzes e todos tiveram que ir embora porque os vizinhos estavam reclamando do barulho. Demos ainda uma volta por Siena, mas resolvi voltar para casa porque me sentia cansada.

Um comentário que nada tem a ver com tudo que escrevi aqui: Todo europeu para quem eu digo que não pagamos nada para estudar na universidade pública fica espantadíssimo - e pensa que é uma maravilha. Nosso bandejão é o mais barato das galáxias também.

Comentários

  1. Ai! Adorei!
    Queria estar aí... e ir na festa in Collina!
    Deve ser bárbaro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas