Diário de Viagem - Morando na Itália

01/06/2013 - 11:15 - Siena, Itália

UM PEDAÇO DE ROMA

PESSOAS QUE EU CONHECI

Eu já falei aqui que eu conheci muitas pessoas no albergue em Roma. Essa foi uma das partes mais importantes da viagem, uma das coisas que fez com que a viagem fosse muito legal. Eu estava em um clima 'albergueiro' e tomava a iniciativa para perguntar o nome da pessoa e de onde ela era e a conversa continuava por conta própria. Pessoas que viajam e se hospedam em um albergue passam a impressão de estarem abertas para conhecer outras pessoas. Fizemos bons amigos e saímos juntos para turistar, para jantar e para beber pela cidade. Aqui vou fazer a lista de todas as pessoas que eu conheci:
Bismark foi uma das primeiras. É um boliviano muito comunicativo que conhecia todo mundo no albergue, além de conhecer muitas pessoas pelo mundo, ter morando em muuitos lugares e trabalhado e estudado em vários âmbitos. Entende qualquer idioma e fala espanhol, inglês e italiano. Foi uma das pessoas que saiu com a gente pela cidade.
Fernando veio junto com o Bismark. É um espanhol que está viajando o mundo e fazendo amigos por onde passa. Cozinha muito bem e é muito simpático. Também saiu com a gente pela cidade. Falava comigo sempre em espanhol e eu tentava responder em espanhol - demorando 2 horas para formular uma frase.
Vicky é uma argentina muito gente boa que estava no albergue nos primeiros dias. Não sei muita coisa sobre ela, apenas que é muito simpática. Seria legal encontrar ela por aí de novo.
Tinham mais duas meninas argentinas que conversaram com a gente um pouco, mas foi bem pouco e eu não me lembro quase nada sobre elas.
Roma não é só Brasil, é Argentina também. E, no albergue estavam mais dois argentinos que faziam parte do grupão de amigos do albergue. Mas não me lembro do nome deles...
Estava indo embora, quando nós chegamos, um brasileiro do Rio Grande do Sul, que está morando em Madri fazendo intercâmbio. Conversamos um pouco sobre Ciência Sem Fronteiras e intercâmbio na Europa.
Estava lá uma outra brasileira que faz intercâmbio em Madri, mas essa ficou mais tempo e pudemos sair juntas. Se chama Rayane, é mineira e muito gente boa. Estava com um grupo de brasileiros por Roma, mas sozinha no albergue e saiu com a gente em uma das noites.
Cheguei a bater um papo de leve com dois meninos de Londres que estavam brincando de viajar e três - duas meninas e um menino - da Lituânia que estavam em uma espécie de programa de intercâmbio. Além de duas meninas polonesas e um outro boliviano.
Conhecemos uma Suíça muito legal, e meio maluquinha, que saiu com a gente várias vezes. Se chama Lucie, fala francês, inglês e espanhol.
Conheci dois franceses, mas não tivemos muito tempo para conversar. Cheguei a ficar com o telefone de um deles que disse que viria a Siena dentro a viagem que está fazendo pela Itália.
No último dia bati um papo com um menino do Hawaii. Muito gente boa, me contou que o pai dele casou com uma moça do Rio de Janeiro e fala português, que ele quer aprender a falar português, que o pai tem um albergue no Hawaii - e agora já sei onde vou ficar quando for para lá -, que estava morando e estudando na Suécia, mas já está voltando para casa.
Conheci também um italiano que mora em Roma já há 16 anos e trabalha na RAI. Esse era amigo do Bismark e ficamos conversando por um tempão e sonhando juntos sobre projetos televisivos.
Bati um papo com um americano que viveu na Bahia por 3 anos e falava português perfeitamente com um sotaque baiano preguiçoso.
Bem... foi um resumo bem resumido, mas acho que dá para ter uma noção da quantidade de gente legal com quem eu falei na viagem. E isso fez toda a diferença!

SIENA

Acontecem umas coisas na vida que me parecem estranhas. Acho que foi anteontem. Eu enviei uma mensagem para a Lígia dizendo que não iria agora para Paris, resolvi que é melhor ir só no dia 14 para não me enrolar nesse fim de aulas e não gastar muito dinheiro - a Lígia é uma menina que estuda na UFF, minha veterana, está fazendo intercâmbio em Paris e ofereceu abrigo na sua casa para quando eu for. Ela respondeu minha mensagem e conversamos um pouco. Me contou que está trabalhando como babysitter de uma criança francesinha - que fofo! -, eu achei super legal, sempre pensei que seria ótimo poder trabalhar aqui cuidando de um italianinho, até para melhorar o idioma. Enfim, um pouco mais tarde, eu estava saindo da aula e apareceu uma mulher perguntando para mim e para o Philip - inglês que faz duas matérias comigo - se eramos estudantes erasmus. Respondemos que sim e ela começou a falar que estava procurando alguém para cuidar do filho dela. No começo eu achei super legal e cheguei a comentar que eu tinha interesse, mas... Ela foi bem específica dizendo que preferia que fosse uma menina hispânica. Disse ainda que queria alguém que falasse muito bem o inglês e que quisesse ficar na Itália para o verão, a ideia é que a pessoa fique por aqui cuidando do bambino entre o fim de junho e o começo de setembro. A moça - que naquele momento eu já pensava ser uma espécie de louca, querer uma menina que fale muito bem o espanhol e muito bem o inglês e que esteja fazendo intercâmbio na Itália é ser, no mínimo, muito exigente - disse que tem 4 casas espalhadas pela Itália ( uma no mar, uma na montanha, uma na neve, uma nas terras do capeta ) e que a menina poderia escolher onde gostaria de estar com o filho dela, que ela disse ter 11 anos. Seria para trabalhar mais ou menos 3 meses com casa, comida e roupa lavada; mas sem pagamento. Uma semana de 'férias' a ser combinada e folga nos fins de semana se ela e o marido estiverem livres. A ideia é que a pessoa fale sempre em espanhol com o menino, que está aprendendo o idioma. Eu não tenho certeza do que pensar sobre todas as condições do tal trabalho, mas acho que a moça vai ter dificuldades de encontrar alguém que se encaixe nos pré-requisitos. De qualquer forma, peguei o telefone dela e estou comentando por aí pra ver se aparece a babá das galáxias, vai saber. No fim eu achei engraçado isso acontecer pouco tempo depois de conversar com a Lígia sobre cuidar de crianças.

Oh, devo dizer que a lasanha de berinjela da Malu foi um sucesso! Muito gostosa. E o jantar mexicano de ontem também. Não tem como querer não engordar por aqui. A gente come muito e muito bem. Tivemos ainda tiramissu feito pela Michela e brigadeiros!

Comentários

Postagens mais visitadas