Diário de Viagem - Morando na Itália

15/06/2013 - 22:38 - Paris, França

Cheguei ontem em Paris. Por volta das sete da tarde - não tenho coragem de chamar de sete da noite com a solaca que faz essa hora. Cheguei aqui e descobri que na França as pessoas falam francês. Descobri isso rápido e pedi um ticket aller-retour na bilheteria do ônibus que leva do aeroporto até o centro da cidade, peguei o meu ticket e respondi com um 'merci'. Eu descobri também que consigo falar francês! Claro que tem muita palavra que eu não lembro ou nunca conheci, de vez em quando enfio um italiano pelo meio das frases e a surdez pós vôo me atrapalhou. Mas eu me achei e cheguei sem sofrer na casa da Lígia. A cidade ajuda porque é tudo muito bem sinalizado e a Lígia me explicou direitinho como eu deveria fazer para achar a sua casa. Apesar disso eu precisei usar meu bellissimo francês para pedir informação no metro e para achar a rua depois de sair para a claridade. Foi divertido!!!

Eu estou em uma casa - a casa da Lígia - com dois franceses e sete brasileiros ( ontem eram nove, sem contar comigo ). Apesar disso, em muitas das vezes todos eles falam francês, a maioria dos brasileiros está aqui visitando um dos franceses que faz aniversário na quarta-feira. Às vezes eu não entendo nadica de nada, mas outras vezes eu entendo tuuudo. xD

Ontem de noite eu saí com o Rafael e conheci uns amigos dele que estavam com ele bebendo na beira do rio Sena. Um francês, um italiano, uma holandesa e um alemão. Todos muito simpáticos, amanhã devo sair com eles de novo porque o Rafa vai fazer uma espécie de despedida antes de ir para Bruxelas fazer um mês de estágio e depois ir para o Brasil. Hoje eu devo sair com o pessoal aqui da casa da Lígia, mas vou esperar ela voltar do trabalho para ir com ela.

Tô com preguiça de fazer turismo e hoje acompanhei o Rafael para resolver as últimas coisas que ele tem que resolver antes de ir embora de Paris. Conheci um casal de brasileiros amigo dele, fomos comprar uma mala e um sapato para a moça - porque o Rafael é uma moça comprando qualquer coisa! Depois fomos almoçar - por volta das sete horas da tarde - em um restaurante chinês, deixei ele ir para a casa do casal amigo dele para descansar - porque ele tá se sentindo mal - e voltei para a casa da Lígia - até porque eu estava já bem cansadinha.

Eu não sei se gosto de Paris. Essa é a minha dúvida parisiense atual. Eu acho que não estou habituada à cidades grandes. As pessoas aqui não são muito alegres e receptivas - me disseram já algumas vezes por aqui que nem os franceses gostam dos parisienses - e tudo é muito caro. Talvez Paris só consiga ser uma cidade assim bonita e romântica para quem tem dinheiro para gastar em bons hotéis, bons restaurantes, passeios nos pontos turísticos - que também são caros. Ou eu que não aprendi a estar na cidade como pessoa pobre desendinheirada, vai saber... Hoje pensei em tomar um capuccino, mas quando vi que custava 4,80 euros ( !!! ) eu deixei para lá.

Noite passada a gente perdeu o último metrô para voltar para casa e foi tentar entender que ônibus noturno a gente tinha que pegar. Vimos mais alguns brasileiros na mesma situação pelo caminho. Hoje fui comprar mala com o Rafael e estavam pela loja buscando uma malinha três travecões made in Brazil.... "ah não, essa é muito básica, você sabe que eu não gosto de nada básico na minha vidann!"

C'est ça mes enfants! Demain j'ecrive plus. ;)

Comentários

Postagens mais visitadas