Diário de Viagem - Morando na Itália

03/08/2013 - 15:02 - Siena, Itália

Explicações para possíveis dúvidas que possam surgir:

Seneses - Pessoas nascidas e criadas em Siena

Bahia - Menino francês que mora em Siena para estudar e trabalha no Bela Vista Social Pub

Bela Vista Social Pub - O pub mais legal de Siena

Agora o texto:

Durante a maior parte do tempo em que vivi aqui em Siena, pensei que seneses eram uma lenda, ou, no máximo, algo como um animal em extinção - aqueles que possuem apenas dois da espécie. A verdade é que durante a minha experiência de intercâmbio convivi com pessoas de outros países ou italianos de outros lugares da itália - principalmente do sul. E pensava que todo mundo que morava aqui tinha nascido em Napoli, Sicília ou Puglia - http://www.youtube.com/watch?v=EDCHk6JhFzQ . Depois que praticamente todas as pessoas que eu conheço daqui foram embora, ou para seu país ou para a sua cidade aqui na Itália mesmo, esse quadro mudou. A minha primeira impressão era de que a cidade estava vazia e não tinha ninguém nas ruas, mas um pouco depois ( e principalmente a partir de quinta-feira ) começaram a pipocar seneses pela cidade e eu cheguei a conhecer alguns deles. Descobri que eles existem, tem seus círculos de amigos seneses, seu sotaque engraçado ( una rorra-rola, per favore! ) e não saem de casa só nos dias do Pálio.

Ontem eu e a Malu fomos levar o Guillermo para pegar o ônibus que o levaria até Pisa, de onde saiu o avião dele para a Espanha. Depois sobramos nós e fomos dar uma volta por Siena tentar comprar uma malinha para mim e trocar minha capinha do passaporte que comprei com defeito. Demos um passeio de meninas olhando as lojas e experimentando óculos de sol, Malu comeu um gelato, eu comi um ciaccino, sentamos na Piazza del Campo para falar sobre a vida, comprei minha malinha, compramos uma sapatilha linda que estava super barata, demos mais uma volta e fomos jantar em um restaurante muito bom aqui de siena onde se pode comer o pici ( massa da região ) com ragù (conhecido no Brasil como bolonhesa ) di cinghiali ( conhecido no Brasil como javali  ). Conversamos um pouco mais sobre tudo e mais um pouco, falamos sobre a nossa vida aqui, sobre o futuro. E eu me senti muito feliz. Muito feliz de estar aqui, feliz de voltar para o Brasil, feliz de ter morado aqui e de ter certeza de que vou morrer de saudades. Decidimos voltar para casa, tomar banho e sair para tomar uma cerveja no Bela Vista, onde fomos da primeira vez que saímos juntas aqui em Siena e contamos toda a nossa vida uma para a outra.
Ficamos várias horas de preguiça em casa antes de se arrumar e sair, por volta de meia noite estávamos indo para a rua. A minha ideia era ir no Bela Vista, tomar uma cerveja sentada em um dos sofázinhos que tem por lá e conversar como fizemos da primeira vez, com a diferença de bater um papo com o Bahia que é muito simpático. Chegamos, pegamos a bebida e nos sentamos só nós duas primeiro. Depois quando resolvemos sentar no balcão para bater um papinho com o nosso amigo chegaram 3 italianos e começaram a puxar assunto. Aconteceu que um deles passou quase um mês no Brasil na casa de um amigo brasileiro que morou um tempo em Siena e acabou ficando a noite inteira falando com a gente sobre como o Brasil é bonito e sobre como ele comeu bem nos dias em que esteve lá. Para tortura da Malu ele falou do pão de queijo e para a minha, de coxinha de galinha. No fim da noite bebemos seis cervejas e pagamos três. Quando não queríamos mais falar sobre o Brasil decidimos nos despedir e passar um tempinho sentadas na Piazza ao lado de um pessoal que estava tocando violão e cantando em uma língua estranha. Foi muito divertido, quando eles terminavam uma música a praça inteira aplaudia e tinha um senhorzinho que apontava uma lanterna para eles e dançava muito animado. 

E eu vou ter muita saudade de terminar a noite deitada no chão da Piazza olhando aquele céu cheio de estrelas.

Comentários

Postagens mais visitadas