Diário de Viagem - Morando no Brasil

19/08/2013 - 23:05 - Mambucaba, Parati, Rio de Janeiro, Brasil

Quando eu estava prestes e gritar um: 'Mermão! Esse inverno chegou para me matar congelada nas terras molhadas de Mambucaba!', o sol apareceu e deu uma esquentadinha nesses ossos tão cansados. Oh! Que vida difícil! Não foi aquele solzalão e nem durou todo o dia, mas, pelo menos, não choveu de novo. E, para completar a belezura, deu para ver um pedaço do céu já depois de anoitecer só mesmo para descobrir que hoje é noite de lua cheia... e que lua...

Graças ao bom tempo eu pude iniciar minha rotina de exercícios e saí para caminhar na areia. Caminhar, né galerinha, tô fora de forma e não dá para começar correndo. Caminhar na areia fofa já tá bom demais e exige qualquer fôlego. Além disso eu fiz abdominais e alongamento em casa. Brava! A dieta tá com tudo também, deu uma reduzida radical - quase um sumiço - nos portadores e glúten - para compensar toda aquela massa que comi na Itália - e lactose - compensando todo aquele queijo. Espero assim emagrecer com mais facilidade e melhorar a minha pele que tá uma titica do agreste. Acordar hoje de manhã e ver 3 quilos a menos na balança me mostrou que a mudança de alimentação já estava fazendo efeito mesmo depois de só duas semanas de volta e me deixou animada para levar essa doideira adiante. Agora voltar a ter exercícios frequentes na minha vida vai fazer tudo ser mais fácil.

No dia 5 de agosto eu embarquei no avião em Florença com meu destino marcado para o já tão bem conhecido Rio de Janeiro. Com 20 quilos a mais - 15 nas malas e 5 em mim -, múltiplas vidas vividas no país da pizza e milhões de bons sentimentos e recordações no coração e na cabeça. Duas semanas depois de chegar, malas já desfeitas, 3 quilos já perdidos nos culotes, saudades matadas e outras criadas. Coração ainda cheio de bons sentimentos - e ainda mais por poder ver todo mundo que me fazia falta -, cheio também de novas saudades, de todo mundo que deixei quando precisei voltar. As gordurinhas a mais a gente manda embora, das saudades é que não tem escapatória, claro que a vida é melhor sendo assim.

Tô na casa dos meus pais desde sexta. Já devorei meu primeiro livro. Li Martha Medeiros pela primeira vez, um livro que a minha mãe tinha me dado para ler antes que eu fosse para a Itália e que não li por falta de tempo, de saco, de inspiração ou de tudo junto. O título é 'Um Lugar na Janela' e não havia melhor hora para lê-lo. Não há o que me faça desacreditar da minha teoria de que temos um momento certo para ler tudo, se percebemos nas primeiras páginas que a leitura não está andando é porque não é a hora. Esse agora li em dois dias, porque estou ainda num clima de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Estou com a companhia do amigo Umberto Eco também e pretendo que ele me ensine 'Como Se Faz Uma Tese', não comecei ainda, acho que estou com um pouco de preguiça de enfrentar a chatice escritológica do sabido Eco. Provavelmente vou pegar um outro livro bobinho e mais legal para alternar com ele.

Eu tinha a ideia de ficar pelo paraíso Mambucabano até sexta feira. Principalmente se o sol resolver ficar também, que é o que promete. Assim eu poderia curtir um pouco mais meu pais, insistir na dieta - que é bem mais fácil de fazer por aqui -, aproveitar a praia e, de quebra, voltar no ônibus junto com a Gabi - que está chegando aqui já já. Acontece que eu enviei meu currículo para uma vaga que abriu no Instituto de Letras na UFF para estagiar e recebi um e-mail hoje me dizendo que a entrevista é agora na quarta e que os trabalhos começam imediatamente, pintou uma dúvida grande. Tenho que pensar nisso até amanhã de noite.

Queria minha próxima viagem para amanhã, sem data de retorno. Com todos os meus amigos indo junto. x) 

Comentários

Postagens mais visitadas