Diário de Viagem - Morando no Brasil

30/09/2013 - 14:50 - Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Sabe que venta no mundo real?!?
E como tem ventado nesses últimos dias... Enquanto eu tô dentro da minha bolha protetora chamada casa posso acreditar que uma roupa está quente o suficiente, que o cabelo secou legal, que uma roupa está confortável. Mas é só colocar o pézinho para fora para perceber que eu vivo imersa dentro de uma grande ilusão. E o vento se joga na minha cara e bagunça meus cabelos para me mostrar que as coisas não são bem como eu penso que são. E me arrependo por não ter vestido uma jaqueta um pouco mais pesada. E sou obrigada a segurar a minha saia para não sair po aí mostrando meu bumbum.

Nem todos os dias são lindos dias de sol e céu azul. Nessas semanas até consigo ver algum pedaço azul no céu e o sol sempre dá uma passadinha para dizer um olá, mas o protagonismo é das núvens e do vento que as traz, que faz questão de mostrar que também faz parte do cenário. Mesmo em um fim de semana de aparente tempo bom não vem o ânimo de ir à praia, principalmente depois de abrir a janela e perceber os pelos dos braços ficando arrepiados por conta da temperatura não tão alta. Eu acho que o meu estado de espírito tem uma ligação muito forte com o clima e o desânimo bate nesses dias de confusão metereológica. Tem sido uma luta diária de conversas comigo mesma para me convencer de que não posso perder o ritmo para não acumular tudo o que tem que ser feito. Os ataques alérgicos que podem ter qualquer relação com essas mudanças de temperatura não facilitam a vida e se tornam mais um problema que eu preciso resolver. No momento atual a minha caixa de problemas por resolver está bem mais cheia do que aquela de problemas resolvidos e tá batendo a necessidade de um daqueles dias de bichinho do café para resolver um montão deles.

Observação rápida sobre a universidade: Acho que deveria ter uma semana de aulas e uma de folga para ficarmos em casa lendo, com a possibilidade de consultas aos professores via e-mail ou na própria universidade. Impossível a não acumulação de leitura com tudo o que é pedido,principalmente quando você pretendo ter uma vida normal, ler coisas que não são obrigatórias para as aulas, ver um filme, fazer uma atividade física...

Observação sobre a cosiddetta vida erasmus: Não é que acaba. Tem intercambistas no mundo inteiro e você só não convive com eles se você não quiser. Além do fato de que você não precisa cortar o contato com todas as pessoas que você conheceu e com quem conviveu naqueles dias em que foi tão feliz. Conviver com estrangeiros no seu próprio país pode ser uma experiência ainda mais interessante. Eles possuem uma exterioridade ao objeto país que é muito difícil de ser alcançada pelos nativos daquelas terras e te passam um ponto de vista diverso que te faz refletir. E é engraçado ver a cara deles quando você discorda sobre alguma comparação que eles insistem em fazer entre o seu país e o deles.

Comentários

Postagens mais visitadas