Diário de Viagem - Morando no Brasil

05/10/2013 - 14:47 - Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Sábado. Acordar tarde. Dormi tudo que eu queria, nada de despertador! Acordei devagarinho espreguiçando a preguiça. Coloquei como única obrigação do dia ir buscar o remédio homeopático que eu pedi para fazerem ontem. Além disso hoje eu só queria ler. Tô com muita vontade de ler e tô com 4 livros começados que a vida não me deixa terminar.

Saí hoje com a minha irmã pelas ruas de Icaraí para buscar meu remédio e fazer umas poucas coisinhas mais. Em certos sentidos Icaraí me faz lembrar de Siena, principalmente nos fins de semana. Hoje eu tive aquela sensação que eu costumava ter quando estava morando lá, de que sair de casa sempre vale a pena, mesmo que seja só para ir ali na farmácia. Ver as pessoas pelas ruas, perceber as coisas acontecendo, tem sempre algo diferente. Hoje passamos pela livraria Gutenbertg que estava colocando vários de seus livros na calçada para vendê-los com preços mais baixos, comprei um livro que me parece ser interessante - tenho a impressão de já ter escutado falar dele -, se chama 'O Último Trem de Hiroshima' e me custou R$9,90. Adoro comprar livros, principalmente quando pago menos de 10 reais.

Acho que características de Icaraí que me fazem lembrar de Siena são as calçadas largas ladeadas por vitrines de lojas, os pequenos cafés e restaurantes com suas mesinhas e cadeiras postas do lado de fora e a possibilidade de encontrar pelo caminho algo diferente acontecendo - mesmo esse algo sendo uma grande liquidação em alguma loja. Os fins de semana ainda trazer um clima despreocupado no caminhar pelas ruas que pode ser somado às características. Hoje aproveitamos para sentar em uma dessas mesinha na calçada e almoçar um temaki.

Ultimamente não tem me faltado coisas para fazer, mas tem me faltado vontade de sair e fazê-las. Não considero que isso seja uma coisa negativa, estou com vontade de ter esse tempo dentro de casa para organizar as coisas e não deixar tudo se acumular, para deitar na rede e ler meus livros, para estudar. E talvez seja o tempo para fazer essas coisas. Apesar disso, sempre tem aquele pensamento mais baixinho que diz que eu tenho que sair e aproveitar tudo da vida ao máximo possível... eu tô tentando interpretar esse 'aproveitar a vida' da melhor maneira possível. Tem umas coisas meio loucas da gente... Na Itália eu cozinhava muito e lia pouco, agora eu leio muito e não cozinho quase nada.

Talvez a vida seja feita de momentos. E talvez eles nos sejam apresentados como oportunidades. 

Comentários

Postagens mais visitadas