Os benefícios da rotina

Niterói, 05 de Dezembro de 2019.

22:00 horas

Como que faz para não acordar ansiosa e já começar o dia estressada antes mesmo de levantar da cama? Alguém me conta o segredo? Tenho ido para a cama agitada atualmente e já acordo ansiosa pensando que tenho um monte de coisas para fazer e que preciso de toda a minha vida definida antes do café da manhã.

Estou tentando lutar contra essa loucura porque é claro que isso não vai me levar a lugar nenhum. Daí me levanto, escrevo as minhas páginas matinais, tomo café da manhã e faço uma hora de yoga com foco em alongamento e relaxamento. Depois disso fico bem e vou fazer as coisas que quero fazer naquele dia.

No final de Setembro, quando eu estava devastada porque o Nebojsa tinha acabado de se mudar para a Nova Zelândia e eu estava sozinha morando neste apartamento em Niterói, eu descobri os benefícios da rotina. Escrevi nas minhas páginas matinais do dia 28 de Setembro sobre essa descoberta. Foi assim:

Niterói, 28 de Setembro de 2019.

8:00 horas

Bom, eu acho que eu finalmente entendi como ter uma rotina pode ser uma coisa boa. Nos momentos em que estamos perdidos ou nos momentos de desespero é bom ter algo conhecido em que possamos nos prender. Nos momentos em que é perigoso pensar muito é bom ter um ritual que fazemos quase que automaticamente. Funciona quase como uma terapia. Tira você um pouco da sua dor.

É, foi só isso. E depois fiquei questionando essa mesma descoberta me indagando sobre os perigos da tal da rotina e de sua influência limitadora. Talvez eu fale sobre esse lado das minhas reflexões sobre a rotina em um outro momento. Eu acho que agora o fragmento de uma rotina que eu tenho na minha vida é uma das coisas que está me ajudando a me manter sã. Eu tenho alguns compromissos com hora marcada, principalmente aulas de inglês, mas a maioria do meu dia é solta e eu preciso me organizar para realizar a maior quantidade de tarefas possível. Tenho me dividido entre desenvolver a minha escrita e garantir o meu futuro próximo de alguma maneira. Com intervalos para admirar os gatos. Ter uma pequena rotina ajuda quando é preciso colocar os pés no chão e se equilibrar de alguma maneira.

Pelo menos eu acho, já não tenho certeza. Estou muito cansada, a essa hora eu já deveria estar dormindo de acordo com a minha rotina. 

Comentários

Postagens mais visitadas