Os males da comunicação entre os homens

Ou talvez fosse melhor dizer "Os males na comunicação entre os homens". Porque na realidade não é a comunicação que traz males, mas a falta dela. Os males da descomunicação entre os homens. A palavra "descomunicação" não está no dicionário, mas ela é usada assim mesmo. Uma pesquisa rápida no Google me mostrou que ela é utilizada. E se é utilizada, ela existe. O fato de uma palavra nova ter sido criada para se referir à falta de comunicação ou à má comunicação só me mostra como o problema está aí e é realmente grande.

A comunicação é muito provavelmente uma das coisas mais importantes dentro das interações humanas. Também é provavelmente uma das nossas maiores falhas como indivíduos que precisam se relacionar uns com os outros. Nos comunicamos muito mal. Não sabemos nos comunicar. Não entendemos uns aos outros e muito raramente conseguimos criar conexões reais.

Somos ruins mesmo em todas as áreas da comunicação. Não sabemos ouvir. Na maioria das vezes não temos interesse real em outras pessoas, ou em entender outras pessoas. Não temos a capacidade de dar a nossa atenção por completo para escutar o outro e absorver o que quer que o outro esteja tentando comunicar. Temos barreiras de convicções e sentimentos que não nos permitem realmente receber a mensagem que está tentando ser passada. Temos respostas automáticas que nos fazem interpretar o que o outro está tentando comunicar muito mais baseado em ideias que já estavam dentro das nossas cabeças do que no que está sendo exposto ali na nossa frente. Não confiamos no que nos é dito, pelo menos não mais do que confiamos no que "já sabemos". Por outro lado, somos também muito ruins em formular mensagens que sejam capazes de transmitir a ideia que queremos. Muitas vezes não entendemos realmente o que queremos comunicar. Muitas vezes estamos apenas repetindo palavras que escutamos em algum lugar e tem um significado que não temos certeza e que acabam sendo interpretadas de maneiras diferentes por nós e pelo receptor daquela mensagem. Não sabemos interpretar nossos problemas e nossos sentimentos e nos frustramos por não conseguir que o outro consiga fazer essa mesma interpretação. Acabamos deixando os sentimentos nos controlarem, perdemos a cabeça, discutimos sobre o significado de uma palavra que não tinha nenhuma importância central para o entendimento da ideia.

No final, avançamos a passos muito lentos como sociedade. Não entendemos nossos vizinhos e nem mesmo os nossos familiares. Não somos capazes de juntar forças e executar tarefas que pedem trabalho em conjunto. Rompemos relacionamentos. Nos agarramos a sentimentos negativos. Vemos o outro como inimigo, como "outro", como alguém que não nos entende. Fazemos guerras. Destruímos o nosso planeta.

Na minha opinião, tudo isso acontece porque falhamos na coisa mais básica, na capacidade de nos comunicar. E isso talvez esteja ligado a algo ainda mais básico que é a capacidade de conhecermos a nós mesmos. Acredito que a partir do momento em que somos capazes de olhar para nós mesmos e nos ver de verdade somos também capazes de ver o outro. Não somos assim tão diferentes. Não compreendemos uns aos outros porque não compreendemos a nós mesmos.

Comentários

Postagens mais visitadas