A aranha Cremilda

Eu tenho feitos vários amigos durante esse isolamento. Tem o senhor besouro que está morando na minha varanda nos últimos três dias, por exemplo. É um besourinho marrom, com seis patinhas tortinhas que ele usa para caminhar de um lado para o outro da varanda. Hoje fui lá fazer um carinho nele porque quem não gosta de um carinho, não é mesmo? Prestei atenção para não pesar o dedo porque senão no lugar de um carinho eu poderia estar quebrando uma pata dele, coitado. Ele tem um bico bem longo e uma cara de amigável. Quase deitei no chão para conseguir ver a sua fisionomia.

Tem uma aranha que eu resolvi chamar de Cremilda. Eu ainda não falo o idioma das aranhas então não pude perguntar qual o nome dela de verdade, mas eu acho que ela tem cara de Cremilda. No domingo, quando eu estava fazendo faxina, notei a aranha se mexendo atrás no móvel da televisão. Diga-se de passagem que eu nunca limpo aquele móvel por questões de preguiça aguda, mas ele estava realmente tão sujo que não pude escapar de fazê-lo. Durante a faxina percebi que Cremilda tinha resolvido passear pela sala e foi caminhando com suas oito patinhas - ou patonas se considerarmos a proporção pata-corpo da aranha - desde o móvel da TV até a estante de livros. Não sei se posso chamar de estante de livros já que ela está quase completamente vazia de livros desde que eu ia me mudar deste apartamento pro resto da vida. É só uma estante então. A verdade é que esse apartamento está sempre com cara de "estou prestes a ir embora" mesmo que passem anos e eu continue aqui. Mas voltando à Cremilda. Ela resolveu passar um tempo ali na dobrinha entre a estante e o chão. Mas acho que foi passear durante a noite porque a encontrei perto da parede do outro lado durante a manhã do dia seguinte. Desde então ela está ali, toda vez que vou ver ela está parada ali ou caminhando quase que em círculos. Eu estou um pouco preocupada com a Cremilda. Para mim aranhas faziam teias num canto da casa para conseguir comer os insetos né, e fico me perguntando como que ela tem feito para comer se está sempre ali no chão da sala. Hoje até achei que ela tinha morrido porque parecia estar com as patas meio enroladas como ficam as aranhas mortas, mas eu dei uma sopradinha e ela voltou a se mexer. Fico tentando imaginar o que está acontecendo com ela, não sei se ela está em uma jornada espiritual em que resolveu se isolar no chão da ampla sala e passar um período em jejum. Pensei que ela de repente tenha pressentido que havia chegado a sua hora e estava ali só esperando pela morte. Mas se esse fosse o caso acho que já era para ela ter percebido que estava errada, eu imagino que três dias seja uma eternidade na vida de uma aranha e se ela ainda não morreu é porque não é a hora dela. Eu olho daqui e vejo um pontinho preto entre a parede e o chão ali para perto da porta e sei que ela está aqui, ou ali, escondida com as patas enroscadas. Espero que ela fique bem porque não sei como poderia ajudá-la.

Comentários

Postagens mais visitadas