Pão caseiro

Assar o próprio pão é algo tão simples. Quatro ingredientes, farinha, sal, fermento e água, se transformam em um alimento confortante e acolhedor. Mas há, dentro desta simplicidade, um ato de resistencia, ou talvez uma expressão de força. Assar o próprio pão é um ato de auto-suficiência. É uma maneira de gritar para o mundo, "Eu posso me alimentar mesmo que não sobre muito mais do que farinha e água.!". Passei uma semana no Uruguai trabalhando em troca de moradia e comida. Era parte de um grupo de mochileiros de diversos países. Só que o responsável nunca trazia comida suficiente para nós. Um dia, não tinha nada para o café da manhã. No armário havia sal, um saco de farinha de trigo e uma garrafa de azeite. Peguei uma tigela e fui misturando a farinha com a água até obter uma consistência maneável. Temperei com sal e azeite e fritei na frigideira. Tínhamos pão para o café da manhã e eu pude provar para mim mesma o quanto sou auto-suficiente.

Comentários

Postagens mais visitadas